Trabalhador-estudante
setembro 14, 2016Continuamos nos posts de regresso às aulas e hoje o tema é sobre ser trabalhor-estudante. Hoje em dia já se vêem muitas pessoas com este estatuto, porque as propinas são caras e nem todos têm a possibilidade de as conseguir pagar, para isso optam por arranjar também um part-time enquanto estudam, assim sempre é uma ajuda.
Como tal eu fiz-lhe umas perguntas que acho que podem tirar algumas dúvidas sobre se devemos ou não apostar neste estatuto. Espero que este post vos seja útil.
Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é muito cansativo?
Depende muito do tipo de trabalho e do tipo de curso, eu terminei o secundário já com 23 anos e um filho, era em horário noturno então trabalhava durante o dia. Cansativo era, às vezes saia do trabalho com vontade de ir direta para casa, para o aconchego do lar e dos homens da minha vida, mas há que fazer esforços para conseguirmos as nossas metas, o mais chato era que pouco via o meu filho pois saía quando ele estava a dormir e quando chegava... pois ele estava a dormir.
Compensa?
Por vezes pensava que não compensava, uma vez que pouco via o meu menino, assim como pouco via o marido, mas a verdade é que hoje, olhando para trás, sim compensou!
Como conciliar tudo?
Horário, agenda e força de vontade. Muitos acabam por fazer porque são obrigados a isso, no meu caso eu fi-lo porque não sou de andar parada (ainda hoje com o meu barrigão não paro quieta), tento fazer o melhor por mim e por eles. Estudar e trabalhar é fácil, trabalhar e projetos escolares para fazer... isso já são outros ABC's, era difícil, não tínhamos tempo de aulas para o fazer e com trabalho não sobrava muito tempo para trabalhos escolares, mas eu fazia uma coisa que acho que me ajudava, aproveitava os tempos livres, as horinhas mortas, onde eu tivesse tempo para ler e escrever eu fazia-o! Metro, autocarros, horas de almoço, "pausa do cigarro", tudo o que me dava tempo eu aproveitava, e conseguia ainda conviver com colegas de trabalho, eles ajudavam-me imenso ou com conhecimento ou com ideias!
Recomenda?
Recomendo, é uma experiência, ajuda a amadurecer e também a conhecer os nossos limites! Há cursos muito maus e muito bons, todos eles requerem imenso tempo, mas a verdade é que no final Vale a pena.
Este foi o testemunho da Patrícia, caso tenham mais alguma dúvida podem deixar aí nos comentários que eu tento esclarecer.
Na vossa opinião que acham deste método de estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
24 comentários
Por acaso este é um assunto que me interessa bastante e me deixa muito curiosa! Não sei se seria capaz de conciliar com tantas horas de aulas que tenho! Gostava mesmo que tivessem dado mais testemunhos! Mas gostei do post
ResponderEliminarxx Rita | O blog da Ritinha
gostei do post
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt/
*.*
ResponderEliminarAh! Agora comecei a entender. Já trabalhei e estudei ao mesmo tempo! É realmente cansativo.
Ótima quarta!
Beijo! ^^
Por acaso já tinha pensado começar a trabalhar, quando começasse a tirar o meu curso. Veremos o que faço futuramente.
ResponderEliminarBeijinho. :)
Também fiz o último ano a estudar e a trabalhar, foi bom, mas muito, muito cansativo!
ResponderEliminarBeijinhos
Para ser trabalhador-estudante, há que prescindir de algumas coisas... mas o resultado, quando positivo, deve ser muito agradável.
ResponderEliminarAninha, tem um bom resto de semana.
Beijo.
Gostei! É sempre bom ouvir o testemunho de outras pessoas!
ResponderEliminarhttp://mundodablue.blogspot.pt/
Acredito que ser trabalhador estudante seja complicado mas também acredito que esse esforço compense. Gostei muito do post.
ResponderEliminarBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
É preciso, de facto, muita força de vontade, porque acredito que não seja nada fácil. Mas se estivermos a fazer algo que gostamos isso ajuda a que a motivação seja maior!
ResponderEliminarGostei bastante de ler o testemunho da Patrícia :)
r: Sim, tenho ido sempre :D é incrível!
ResponderEliminarGostaste da experiência?
obrigada pelo comentário <3
ResponderEliminareste post é realmente esclarecedor, gostei :D
www.pinkie-love-forever.blogspot.com
Não gosto de estar parada portanto já pensei em trabalhar e estudar ao mesmo tempo mas para já é dificil portanto talvez para o ano consiga arranjar tempo para recomeçar a estudar :D
ResponderEliminarBeijinhos, Hellen
http://instantesimprovaveis.blogspot.pt
r: Pois, acredito, deve ser mesmo desgastante! Ainda bem que, apesar de todo o cansaço, valeu a pena :)
ResponderEliminarNunca tive essa experiência de trabalhar e estudar ao mesmo tempo,fico imensamente contente pela tua visita no meu blogue,obrigada por teres gostado das fotografias e dos vídeos dos céus da minha aldeia,fico muito contente!! Excelente noite!!
ResponderEliminarGostei do post Aninha estudar e trabalhar realmente e cansativo mas vale apena o esforço. Bjim(: borboletando-emtudo.blogspot.com.br
ResponderEliminarGostei do post Aninha estudar e trabalhar realmente e cansativo mas vale apena o esforço. Bjim(: borboletando-emtudo.blogspot.com.br
ResponderEliminarMuito obrigado :D
ResponderEliminarOra aqui está um post extremamente útil!
NEW CITYBREAKS POST | Oporto: Where I Feel Happy.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Não deve ser fácil.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Cansativo demais!
ResponderEliminarJá fiz muito isso e meu Deus... só queria dormir. rs
Bjim...
blog Usei Hoje
Instagram | Twitter | Fan Page
I am! It's a little hard, but is possible to conciliate all:)
ResponderEliminarHAPPY WEEKEND
xoxo
http://stylishpatterns.blogspot.com.es/
Já fui e achei cansativo.. Mas tudo se faz...
ResponderEliminarUm assunto muito interessante para ser discutido. :)
ResponderEliminarDeve ser realmente cansativa, mas com vontade tudo se faz!
Bom fim-de-semana!
http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/
Adorei a ler sobre a tua experiência, deu me imenso intensivo, pois vou para o segundo ano da faculdade e estava a pensar arranjar um part time e depois do que li fiquei mais motivada para o fazer, trabalhei durante dois anos e meio até voltar a estudar e sinto falta da minha liberdade financeira..
ResponderEliminarwith love, KATE ❤
É muito bom ver um post sobre este tema. É bem verdade que é difícil, mas para todas as pessoas que conheço que estudaram e trabalharam simultaneamente é bem compensador. Conseguem manter-se sempre independentes, e geralmente levam uma excelente ética de trabalho para o futuro... que é sempre bom :)
ResponderEliminarWelcome to 104