Direitos de autor

abril 23, 2016

Hoje é o dia do livro e dos direitos de autor e todos nós sabemos que na blogosfera existem sempre aqueles que gostam de copiar o que os outros escrevem. Eu já passei por isso, já vi poemas escritos por mim noutro sítios. Quando descobri isso andei à procura de alguma coisa para impedir que mais alguém o fizesse e descobri um código, contudo não o cheguei a por em prática.

Há já algum tempo atrás, numa visita ao blog do Miguel, que já referi antes, Pieces Of Me, reparei num post em que ele nos indicava dois códigos para nos protegermos desses mesmos "roubos". Decidi logo experimenta-los no meu blog atual na altura e simplesmente agradeci-lhe pela partilha.

Hoje quero partilhar esses mesmos códigos com os meus leitores. Não tenciono com isto "roubar" a ideia dele mas penso que é um assunto que deve ser partilhado.

O primeiro código é para bloquear o botão direito do rato.



E o segundo é para bloquear a seleção de texto.



Existe ainda um código para bloquear as teclas CTRL+C e CTRL+V, mas penso que estes dois já fazem o trabalho todo por si só, contudo deixo-vos também o código caso queiram utiliza-lo.



Para instalar estes códigos basta seguirem o tutorial que vos mostro a seguir.

Primeiro têm de ir à parte onde gerem o vosso blog e clicar em Modelo e logo de seguida Editar HTML, como podem ver na primeira imagem.
A seguir vão carregar no retângulo onde têm o código e selecionar as teclas CTRL+F. Isso irá abrir uma barrinha para procurarem e digitam </head>. Por fim basta colarem os dois código antes da tag que procuraram, como podem verificar na segunda imagem.
Eu só utilizo os dois primeiros que vos indiquei porque, tal como referi, penso que façam o necessário.

Se quiseres ver o post do Miguel sobre este tema, podem fazê-lo AQUI.

E agora vamos anunciar o/a vencedor/a do giveway do Dia da Mãe.
Ana Pedrosa, parabéns. Serás contactada durante o dia de hoje e terás 72 horas para responder. Caso contrário será elegido um novo vencedor.

19 comentários

  1. Isto são sempre informações bastante uteis.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
  2. Adorei vou tentar fazer
    obrigada pela dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  3. que boa dica. mas nao vou aplicar ao meu blog ;) beijinho!

    the-not-so-girlgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Boa partilha querida :D
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá Aninha!

    Frequento o mundo blogueiro a muitos anos e este sempre foi um problema presente naquela época e ainda se mantém.
    Na verdade não existe forma eficaz de proteger um blog, basta querer minha querida e todo o conteúdo é copiado. Estes scripts servem na verdade para deixar o visitante informado de que não queres partilhar o conteúdo do teu blog.

    Eu partilho várias publicações de outros blogs, penso que o mundo blogueiro também deveria seguir o conceito das redes sociais e partilhar boas publicações, afinal o que é bom deve ser conhecido. Importante é ter sempre o cuidado de procurar os autores das publicações e identificar, sempre que é possível eu coloco os créditos.

    Beijinhos

    Patricia
    http://wheartandsoul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim existe sempre forma d copiar, mas ou menos com este codigos estamos protegidos daqueles que nao percebem nada e limitam-se a copiar colar, o que nao podem fazer com as essas opçoes bloqueadas.
      eu tamb partilho ideias de outros blogues, como referi esta ideia veio de um outro blog, mas nao copiei o texto dele na integra, e a isso que me refiro copiar, é escrever o texto de outra pessoa tal e qual

      Eliminar
  6. olá Aninha, obrigada pela partilha, acho que é bom proteger os nossos conteúdos o mais possível, o meu maior problema são sempre as imagens, mas não é fácil evitar que sejam copiadas, se isso acontecer vou apenas aceitar como um elogio, mas não gostaria que o fizessem sem a minha autorização ou sem dizerem que fui eu que as tirei!
    Eu partilho muitas imagens no meu blog que não são minhas, claro está, os autores sabem sempre e concordam que as utilize, afinal de contas, estou a partilhar o trabalho deles e da-lo a conhecer.
    Beijinhos

    http://the3oclock.blogspot.pt/2016/04/365-days-project.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim tu divulgas trabalhos de outros autores, isso nao e copiar... quanto a proteger as imagens ha sempre a opçao de aplicar uma marca de agua

      Eliminar
  7. Boa dica :)

    R: O filme não é muito assustador mas o enredo do filme está mesmo muito bom, se o vires depois deixa me a tua opinião.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou ver se tomo coragem, mas ultimamente nao tenho visto muitos filmes e antes de ver esse acho que as minhas escolhas recaem noutros

      Eliminar
  8. Oi Aninha realmente tem pessoas que não respeitam os outros, plágio é sério e é crime, boa iniciativa! sempre que pego coisas do blog de alguém (raro) pergunto e referencio a pessoa e o blog...


    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Olá! :)
    De facto é um problema grave que existe e acho que muitas das vezes só nos apercebemos quando somos roubadas. Felizmente tal ainda não me aconteceu, até porque não sou de escrever assim textos ou poemas que tenham interesse de ser reproduzidos, no entanto vou-me precaver e vou usar estas dicas. Muito obrigada a ti e ao Miguel pela partilha. Acho que estas coisas devem ser partilhadas e tu fizeste-o :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. gente, que coisa chata alguem ficar roubada as escritas do outro! parabens pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não tenho problemas que usem as minhas coisas desde que sejam dados os devidos créditos. Mas é, sem dúvida, um tutorial que dá imenso jeito! Porém eu já me vi em situações em que queria guardar certo conteúdo de um site e as teclas estavam bloqueadas e eu simplesmente tirei screenshot :p

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim ha sempre esse problema, mas nesse caso das duas uma, ou a pessoa usa a imagem e vai-se notar que é uma imagem, ou da-se ao trabalho de escrever tudo

      Eliminar
  12. Uso estes códigos já a algum tempo, a parte chata é que cada vez que mudas de template tens de voltar a colar os códigos no html :s

    ResponderEliminar
  13. É sempre bom sabermos destas coisas! =)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Unborn 8.0 Black Pointer