Acabei o 12º e agora?

abril 04, 2016

O 3º período escolar já começou e como sabem este passa a correr, quando formos a ver já estão aí as férias grandes e as candidaturas para a universidade.
Nesta altura surgem imensas dúvidas em relação a esta nova fase. Na verdade essas dúvidas existem sempre mas vão sendo mais fortes nesta altura do ano e como eu já passei por essa fase decidi criar um post com algumas dúvidas que possam existir.

Para tal pedi, num grupo de facebook onde sei que a maioria das pessoas são entre os 15 e 18 anos e ainda perguntei a uma pessoa conhecia que vai entrar agora nesse novo mundo para me colocarem algumas dúvidas que poderiam ter.

Vamos lá esclarecer essas dúvidas?

Como é a praxe? Participaste? Gostaste? Repetirias?
Sim eu participei na praxe, gostei e repetia sem dúvida. Ao inicio parece que aquilo não vai deixar saudades eu própria comentava com os meus colegas "como é possível alguém vir a ter saudades disto" nas a verdade é que deixa mesmo saudades.
A minha praxe foi bastante acessível e animada. Os praxantes sempre nos deixaram muito à vontade para tudo até mesmo para conversar sobre alguma coisa que não estava bem. E sim aconteceu que durante as praxes alguém se afastava para falar de alguma coisa pessoal. Nós fazíamos jogos, gritávamos, brincávamos, metiamo-nos com os outros cursos com músicas, "enchíamos" e no final da noite íamos todos para um bar até fechar.

O que é que mais gostaste na praxe e o que menos gostaste?
Gostei imenso das brincadeiras que tínhamos, quando fazíamos jogos, dançávamos, ou até quando cantávamos as músicas do curso. O que menos gostava, como é óbvio era a parte que nos mandavam "encher". Como eu tenho um problema de costas fazia parte dos reumáticos e por isso em vez de fazer as flexões que os outros faziam, fazia uma "brincadeira" chamada frango churrasco, o que fazia com que não fosse tão mal quanto isso. O frango churrasco baseava-se em refletir um pouco as pernas levantar os braços e andar a roda.

O que acontece se faltarmos à semana de praxes?
Não acontece nada, nem tem de acontecer. Ninguém é obrigado a ser praxado.

A tua integração na Uni foi fácil? Fizeste amigos? Como foram os primeiros tempos?
Foi bastante fácil e realmente senti-me integrada, porque não só fiquei a conhecer os meus colegas e colegas de outros anos do mesmo curso como também conheci pessoas de outros cursos o que também pode ser bem útil.
Onde eu estudei tínhamos um lema "amigos para sempre seremos até morrer" parte de uma letra das tunas e ali realmente éramos como uma família.
Os meus primeiros tempos foram normais, visto que eu não saí da minha cidade era como se fosse apenas mais uma escola nova, com algumas mudanças mas nada de muito diferente.

Ir de transportes ou de carro?
Bem a maioria dos universitários vai estudar para fora da sua cidade e ao alugar um quarto são sempre bem perto da escola o que não justifica ir de transportes ou até mesmo de carro. Eu ainda morava um pouco longe no entanto ia a pé.

Há muitas festas? Vais a muitas? É fácil conciliar com os estudos?
No politécnico onde eu andei havia a semana de receção ao caloiro, rally das tascas, tasquinhas e semana académica, penso que não me escolhi de nenhuma. Havia ainda algumas festas de vez em quando que os cursos organizavam.
Eu não costumava ir a nenhuma porque para além de me ficar longe também nunca gostei muito de sair à noite muito menos andar a altas horas sozinha na rua.

Os professores são assim tão arrogantes como se diz?
Na verdade nunca ouvi dizer isso. Ao início ouvia de colegas mais velhos que um professor era isto ou aquilo mas na verdade nunca concordava com eles, sempre achei os meus professores bastante simpáticos e sempre dispostos a ajudar. Claro que há exceções e nem todos eram tão simpáticos como outros mas nunca tive queixas de nenhum.

Entraste na tua 1ª opção? Se sim como reagiste? Se não como ficaste? Desiludida ou bem? Caso tenhas ficado desiludida como ultrapassaste?
Eu entrei na minha primeira opção, na verdade já estava à espera porque tinha uma média boa e não tive nenhuma reação em especial.

Muitos nervos antes de saber os resultados?
Alguns, mas nada de especial, apenas o normal como em qualquer coisa que fazemos pela primeira vez.

O que devemos ter em conta na escolha do curso superior?
Como diz o ditado "quem corre por gosto não cansa" por isso o que devemos ter em conta ao escolher o curso que seguir é mesmo aquilo que gostamos porque assim tudo será mais fácil. Nunca devemos escolher este curso porque tem mais saídas, ou escolher aquele outro porque sabemos que vamos ganhar mais. Deve-se optar sempre pelas áreas que realmente se gosta.

Qual a universidade que devemos escolher?
A que melhor se adequar. Não existe nenhum critério específico. Se houver uma universidade ou um politécnico na vossa cidade e tiver o curso que querem, vão conseguir gastar menos. Caso tenham ou queiram ir para fora é boa maneira de crescer um bocadinho e tornar-vos mais responsáveis.

Como podemos concorrer? Como é feita a inscrição?
Primeiro de tudo realizamos uma candidatura pode ser em papel ou online, onde podemos escolher até 6 cursos. quando saírem os resultados é necessário ir fazer a inscrição ao próprio instituto. Quanto às médias, mais próximo das candidaturas o site da DGES disponibiliza um ficheiro em excel onde podemos ver as vagas que existe para cada curso em cada escola e as médias do último aluno que entrou no ano anterior.

A que tipo de bolsas podemos concorrer? Quais os benefícios que temos e onde nos podemos informar?
Existe a bolsa da DGES, uma bolsa externa à escola e que depende de alguns fatores relacionados com o agregado familiar. Esta é feita através do próprio site por volta da altura das candidaturas. É também a única que tenho mais conhecimento pois foi a que usufrui. Contudo sei que existem mais bolsas através da escola como a bolsa de mérito, para obter melhores informações sobre elas basta aderir ao site da instituição ou ir à secretaria da mesma.

O que devemos esperar da nossa futura vida universitária?
Muito estudo, cadeiras seguidas quase sem intervalos para nada. O bom disso tudo é que pelo que conheço a maioria das universidades têm nos seus horários um dia sem aulas o que é ótimo para poder por os estudos em dia ou para aproveitar a noite anterior para ir para a noite antes de ir para a sua terra natal. Acima de tudo, muita diversão e amigos para uma vida.


Eu sei que não pedi perguntas aqui no blog ou na página do facebook mas porque sei que aqui não deve haver ninguém nestas circunstância. Sei que este post se calhar vai ser uma seca para muitos, peço desculpa por isso.
Se quiserem fazer mais alguma pergunta estão à vontade, ou então completar alguma das minhas respostas e dar o seu testemunho sobre esta fase.

E já agora não se esqueçam do passatempo que temos AQUI no blog.

14 comentários

  1. Muito interessante este post para todos os que estão nessa fase um pouco difícil de escolha de faculdade é sempre bom saber de opiniões de quem passou por isso :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante este post para todos os que estão nessa fase um pouco difícil de escolha de faculdade é sempre bom saber de opiniões de quem passou por isso :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante este post para todos os que estão nessa fase um pouco difícil de escolha de faculdade é sempre bom saber de opiniões de quem passou por isso :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  4. Pode-se escolher até 6 cursos? Parece uma boa ideia. Aqui no Brasil é um tanto diferente, mas gostei de todas as dicas, post super útil :-D

    ResponderEliminar
  5. Acho que foram dicas bastante úteis para quem está a começar agora :)

    ResponderEliminar
  6. é sempre bom teremos a opinião de alguém, bom post
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de ler. A universidade para mim já vai longe mas é sempre bom ler sobre a experiência dos outros!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. é uma fase difícil de muitas indecisões...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Obrigado querida :D Foi precisamente por isso que decidi partilhar. Merece mesmo ser conhecida :D

    Acho este post super pertinente nesta altura. Além do mais é muito bom que todos possam recolher o máximo de opiniões possível.

    NEW TREND ALERT POST | Comes Out with Pajama, Girls
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Gostei de ler e de recordar os meus tempos de estudante de universidade, particularmente o primeiro ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. É uma fase dificil mas é uma fase muito boa rs
    Saudades desse tempo rs

    Bjus
    Taty
    Canal:https://www.youtube.com/channel/UCCj8oXRUtoyAOunvOHkHTIA
    Blog: http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Acabou o 12º ano e não sabe que fazer à vida.Facto!

    ResponderEliminar
  13. Muito interessante! Vou entrar nesse mundo para o ano e estou bastante ansiosa! beijinhos
    https://saltysugar16.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Unborn 8.0 Black Pointer