Secundário VS Universidade

setembro 12, 2016

Setembro faz-nos lembrar das aulas e o seu regresso. Eu acabei a minha licenciatura o ano passado contudo estou com ideias de voltar a tirar uma outra, mas talvez para o próximo ano.

Como já referi noutro post este mês vou tentar trazer-vos alguns temas relacionados com o regresso às aulas e o primeiro vai ser diferenças entre o secundário e a universidade. Curiosos?

No secundário temos aqueles livros estipulados para cada disciplina e a matéria é dada e orientada por lá. Na universidade não existem livros. Os professores aconselham uma bibliografia para a sua cadeira e vão buscar a matéria um bocadinho deste outro bocadinho daquele, mas não são obrigados a comprar nenhum. Podem simplesmente ir procurar na biblioteca para vos ajudar no estudo.
Muitos também optam por disponibilizar sebentas (uma espécie de manuais realizados pelos próprios professores). Depois também há livros que algum professor aconselha e pode ser útil para a maioria das cadeiras e nesse caso é bom comprar, pelo menos na minha opinião.

No secundário o ano letivo está dividido por 3 períodos e o que os separa são as férias do natal e da Páscoa. Na universidade o ano divide-se em apenas 2 e são chamados de semestres. Aqui o que os vai dividir são os exames finais.

Como referi em cima no secundário temos as férias de Natal, da Páscoa e ainda o Carnaval. Na universidade podem esquecer isso tudo. Obviamente que temos essas férias mas as do Natal são para estudarem para os exames porque eles surgem quando as ditas férias acabam. No Carnaval nem se quer temos o dia, pelo menos na minha universidade não tínhamos e a Páscoa deixamos de ter as duas semanas a que estamos habituados para passarmos a termos apenas uma, ou nenhuma já que nessa altura os trabalhos são imensos.

Estamos habituados a que haja testes ao longo do ano e se um não corre muito bem no próximo levantamos. Na universidade muitas vezes nem existem testes, apenas existe um exame final. Claro que há professores que acabam por decidir realizar um teste ou um trabalho mas o exame vale sempre muito mais. Caso o exame não corra bem à primeira têm sempre outra tentativa na época de recurso mas, se a cadeira for por avaliação continua, ou seja tenham realizado algum teste ou trabalho, na época de recurso esqueçam isso pois só vai contar mesmo o exame.

Outra coisa que muda é como designamos cada disciplina que temos. Na universidade passam a ter o nome de cadeiras. Caso deixem apenas uma para trás não vão perder o ano, passam para o ano seguinte e às cadeiras que têm acrescentam essa que ficou para trás. Mas também só passam de ano se fizerem metade das cadeiras que têm durante o ano todo, mais uma. Por exemplo, eu tinha 5 cadeiras em cada semestre, ou seja 10 no ano todo. Só passava para o ano seguinte se conseguisse passar a pelo menos 6 dessas cadeiras.

Na universidade deixa de haver intervalos. Muitas vezes saímos de uma aulas para entrar noutra logo a seguir. Também há professores que deixam sair um pouco mais cedo para que possam ir comer ou assim mas no horário não existe espaço para intervalos e as aulas passam a ter 2 horas cada uma.

Enquanto que no secundário éramos obrigados a ir às aulas e só podíamos ter um x de faltas na universidade tudo muda. Aqui ninguém vai estar em cima a controlar se vais ou não vais às aulas, os professores nem querem saber. Há professores que são mais rigorosos e ligam um pouco a isso passando uma folha para marcar presença e só te deixam ir a exame apenas se tiveres 70% de presenças (esta percentagem pode variar de universidade para universidade).
Na minha universidade não passavam folhas para marcar presenças mas tínhamos de passar um cartão à entrada da sala isso era o que ia dizer se tínhamos estado presente ou não, há conta desse sistema muita gente acabava por faltar dando o cartão a alguém para que passassem na sua vez.

No secundários as turmas são até 30 pessoas e são sempre os mesmos. Na universidade as turmas são enormes, por vezes mais de 100 e a cada aula vêem caras novas que nunca tinham visto por lá. Também acontece que à medida que o tempo vai avançando muitos acabam por desistir de ir e a turma fica bem reduzida.

No secundário somos obrigamos a pedir para ir à casa de banho a meio de uma aula e por vezes não nos é permitido. Na universidade não há nada disso, os professores nem gostam que peças. Os meus até diziam que preferiam que nos levantássemos e saíssemos sem dizer nada ou fazer barulho do que estar a interromper a aula para pedir uma coisa dessas. Claro que há quem aproveite para ir passear, comer, tomar café, fumar, ...

No secundário é raro a disciplina que não temos T.P.C., já na universidade é raro isso acontecer. Os únicos T.P.C. que temos são basicamente trabalhos que temos para entregar. E mesmo que tenham trabalhos aconselho a que revejam a matéria pelo menos uma vez por semana ou no próprio dia quando chegam a casa, caso contrário não irão conseguir passar às cadeiras de certeza. Mas mais para a frente vou tentar trazer um post sobre métodos de estudo na universidade.

Estas foram as diferenças que consegui encontrar mas como já devem saber há coisas que podem não ser bem como referi, visto que mudam de universidade para universidade. As diferenças que aqui vos trouxe foram baseadas na escola onde andei e na minha experiência.

Caso alguém se lembre de mais alguma ou tenha passado por alguma coisa diferente digam-me aí nos comentários para eu saber. E caso tenham alguma duvida também é só dizer que estarei disponível para vos responder a tudo.

18 comentários

  1. Na minha opinião, está uma publicação bastante completa!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post!
    E o que me ri com algumas coisas. Tipo as idas à casa de banho. Havia certas aulas em que parecia um desfile a entrar e sair da sala.
    E as presenças! Sempre que me perguntam qual foi a melhor coisa que aprendi na universidade a minha resposta é sempre a mesma: falsificar assinaturas. eheheheh Arqueologia tem sempre poucas vagas por isso nunca fomos mais de 30 alunos. Havia aulas em que tinhamos a folha de presenças completa e estavam meia duzia na sala. Isto resultou bem no primeiro ano. No segundo o diretor de curso ia-nos matando. Começou a fazer sempre a chamada e obrigou os outros professores a fazer o mesmo. Foi bom enquanto durou.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  3. Gostei! Tiraste-me umas boas dúvidas!
    Obrigado pelo post. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Gostei! Tiraste-me umas boas dúvidas!
    Obrigado pelo post. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, principalmente para quem vai ingressar agora na faculdade, perceber estas diferenças existentes! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. São os dois diferentes. Eu acho que a universidade há mais matéria, mas menos cadeias :) beijinho

    ResponderEliminar
  7. Fico contente por teres passado no meu blogue e de teres gostado da ultima fotografia que coloquei onde estou de mãos dadas com a minha avó paterna!! Quanto à tua publicação,eu nunca andei na universidade mas acho que secundário e universidade são coisas bastante distintas e diferentes!! Feliz e abençoada semana!!

    ResponderEliminar
  8. Eu notei estas mesmas diferenças quando ingressei na faculdade. O lance das presenças também, dos barzinhos no meio da aula, das faltas, das provas e colas hahah. AMEI O POST.

    http://www.1001julietas.com/

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do post, pois estou no 12º e tinha algumas dúvidas :)
    Salty Sugar- https://saltysugar16.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    estou na faculdade e algumas dessas diferenças também são as que senti :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Gostei bastante deste post, acho que é muito útil para quem vai passar agora para a faculdade e quer saber as principais diferenças entre o secundário e a faculdade.
    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigado ;D Não sabe sequer a Bechamel :D

    Eu tenho muitas mais saudades do secundário do que da Universidade. Aliás, é preciso ter muito cuidado com a universidade em que se entra :s

    NEW REVIEW POST | YVES ROCHER: Roll-on eye contour Illuminator.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. University is different and I think better, but both are a nice stages:)
    HAPPY WEDNESDAY
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post, me lembrou o tempo de escola e faculdade!
    Aqui no Brasil o secundário é chamado de segundo grau
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderEliminar
  15. Adorei ver as diferenças, super divertido lembrar estas coisas ;)

    Welcome to 104

    ResponderEliminar

Unborn 8.0 Black Pointer